Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
«O relacionamento entre um estudante jovem e inteligente em Benares e duas mulheres estrangeiras, apaixonadas pela Índia, é um dos muitos tesouros deste romance brilhante.»
Passado na Índia contemporânea, Os Românticos conta a história de Samar, um jovem Brâmane inquieto na sua sociedade incerta e no sistema de castas à beira da ruptura, que escapa a um futuro de empregos insignificantes para viver em Benares e se perde em livros e solidão. Mas, longe de lhe oferecer uma existência imperturbável, a cidade obriga todos os seus desejos silenciosos a verem a luz do dia.
A Menina West, uma expatriada inglesa, apresenta-o a um mundo de diferença desconcertante: americanos idealistas, convertidos ao Budismo, e Catherine, a francesa que vem colocar-se no centro dos acontecimentos que acabarão por destruir o seu isolamento.
E sempre no topo da consciência de Samar está a universidade estropiada pela instabilidade política e pela brutalidade da Polícia. É ali que conhece Rajesh, o estudante pobre cuja vida tragicamente comprometida parece reflectir os próprios desejos de Samar e lhe mostra que um ser dividido entre dois mundos não pode viver plenamente em nenhum.
Com a sua prosa maravilhosamente vívida, precisa e prosaica, Mishra mergulha-nos profundamente nas vidas dos seus personagens e captura na perfeição o tumulto interior de uma Índia em processo de modernização, de pessoas obrigadas a ajustarem-se a um mundo em permanente mudança.
Uma história profundamente comovente de amor e ilusão, Os Românticos é um debute assombroso.