Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
Quando Eragon encontra uma pedra azul polida na floresta, acredita que poderá ser uma descoberta bendita para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar carne para manter a família durante o Inverno. Mas quando descobre que a pedra transporta uma cria de dragão, Eragon depressa se apercebe de que está perante um legado tão antigo como o próprio Império.
De um dia para o outro, a sua vida muda radicalmente, e ele é atirado para um perigoso mundo novo de destino, de magia e de poder. Empunhando apenas uma espada legendária e levando os conselhos dum velho contador de histórias como guia, Eragon e o jovem dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos obscuros, dum Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.
Conseguirá Eragon alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros do Dragão? O destino do Império pode estar nas suas mãos...
CRÍTICAS DE IMPRENSA
"(Paolini) cria e transforma aquilo que poderia ser apenas um conto, num livro belo."
Diário de Notícias
"(Paolini) escreveu um livro cheio de frescura, intenso e emocionante."
Jornal de Notícias
"É um fenómeno e um prodígio."
Laurinda Alves
"Uma narrativa épica cheia de beleza e fantasia."
Expresso
"Eragon é o novo caso da literatura fantástica."
A Capital
NOTA DO AUTOR
"Escrever é a alma e o coração do meu ser. É o modo de trazer as minhas histórias para a vida. Não há nada como colocar palavras numa página e saber que elas vão despertar certas reacções e emoções no leitor. Na minha escrita, luto por uma beleza lírica, algures entre Tolkien no seu melhor e Beowulf, na tradução de Seamus Heaney.
Eragon é o primeiro conto de uma trilogia. Comecei a escrevê-lo com quinze anos, depois de várias tentativas falhadas para criar outras histórias. Foi uma experiência incrível de aprendizagem - e não apenas da escrita. A grande lição que retive foi que uma escrita clara é o resultado de um pensamento claro. Sem o primeiro não alcançamos a segunda.
Eragon é a história arquétipa de um herói, repleta de acção excitante, perigosos vilões e locais fantásticos. Com dragões e elfos, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. (...)
Espero que Eragon vos deixe com a mesma sensação de encantamento que tive ao escrevê-lo. Eu acredito em magia - na magia das histórias para nos fazerem revelações e nos manterem maravilhados e em suspense. Estas sensações podem vir de pequenas coisas: duma visão mágica de pó de fada que rodopia em alvos raios iridescentes, ou no fim de uma epopeia onde uma onda de emoção nos purifica, livrando-nos completamente do mundo banal por um momento. De qualquer modo, espero que encontrem em Eragon alguma coisa de especial, alguma coisa do outro lado do espelho."