O Algarve. Antologia da Terra Portuguesa

Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.

O Algarve. Antologia da Terra Portuguesa
Autor(a)
David Mourão Ferreira
Género Literário
Autores Portugueses
Sinopse

Reúne este volume da Antologia da Terra Portuguesa trechos de escritores, ensaístas, poetas, investigadores e jornalistas sobre a Província do Algarve, abrangendo, como escreve David Mourão-Ferreira, autor da introdução e selecionador dos textos, «uma composição — transcrita da versão castelhana de Garcia Gomes — da autoria do malogrado Rei Mutamide de Sevilha».

Com predomínio da matéria ensaística, elemento que muito contribuiu para a valorização intrínseca da obra, este décimo terceiro volume da Antologia fica sendo, sem dúvida, a obra mais completa até hoje publicada, como instrumento de definição e fixação caraterológica do Algarve.

Deste trabalho vultuoso se encarregou o escritor David Mourão-Ferreira, crítico e poeta dos mais prestigiados da literatura portuguesa contemporânea, estudioso da vida e dos costumes da província à qual tem consagrado notáveis páginas de criação e interpretação.

Obra parte da Antologia literária da Terra Portuguesada Livraria Bertrand.  Reunindo textos significativos da literatura nacional — prosa e poesia — sobre a História, a paisagem e os costumes das diferentes províncias metropolitanas e ultramarinas e das cidades de Lisboa e Porto, a presente Antologia tem como objetivo registar textos de autores de várias épocas, procurando através desses trechos literários caracterizar as diferentes regiões do país.

A introdução e a seleção dos textos para os volumes que constituem a Antologia foram confiados a escritores e ensaístas. Cada volume é profusamente ilustrado por forma a tornar ainda mais expressiva a apresentação dum trabalho desta magnitude, ao mesmo tempo cultural e informativo, e que pretende corresponder a todos os requisitos dessa dupla condição. Estão publicados já os volumes respeitantes à província do Minho, à ilha da Madeira, ao Alentejo, ao Douro Litoral, a Trás-os-Montes e Alto Douro, Ribatejo, Beira Baixa, o Porto, a Beira Alta e, agora, o Algarve e, ainda, o primeiro volume dos que serão consagrados ao Ultramar Português: Angola.

 

Idioma
Português
Preço
5.00€
Estado do livro
Com algumas manchas na contra-capa
Possibilidade de entrega em mãos: Évora
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a