Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
O mito do paraíso tem sido um dos maiores motivadores da história humana. Dos Assassinos da Pérsia do século XII aos Pais Peregrinos da América; de Pitágoras aos gestores empresariais dos nossos dias, sempre houve quem procurasse a perfeição na Terra.
Esta esperança de um paraíso terreno empurra a humanidade para a frente, exigindo mudança e oferecendo salvação. No entanto, também traz apensas crenças religiosas como o Armagedão, o pecado original e o martírio - tudo noções que influenciam a vida moderna mesmo quando escondidas sob uma capa da laicismo.
Kevin Rusbhy faz a história da crença no paraíso desde as suas origens mais remotas até à actualidade, pondo e cena uma enorme diversidade de personagens, tiradas sobretudo das culturas cristã e islâmica. O enredo leva-nos não só através das delícias dos jardins botânicos e da utopias da Europa do século XVII, mas também de eventos terríveis como o Holocausto e as atrocidades do fanatismo religioso.
Paraíso conta a história de uma ideia e, ao fazê-lo, revela alguns dos acontecimentos-chave e das personagens que enformaram a nossa visão de uma felicidade perfeita.