Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
SPOT GLOBE — uma concepção nova
Será realmente possível idealizar um globo terrestre que obedeça a bem delimitados pontos de vista científicos e que receba qualidade de globo didáctico? Vejamos.
Este globo, para ser ideal, não será sempre um globo. É esta a verdade que se revela de um modo surpreendente uma vez concebido um modelo de globo que seja passível de se desdobrar completamente e de deixar visível a totalidade da superfície do planeta.
É assim que SPOT GLOBE realiza a ideia de um globo inteiramente plano (flat), o que o torna extremamente útil.
O maior inconveniente dos globos terrestres tem sido sempre o de nada terem de prático para fins escolares ou de localização. SPOT GLOBE resolve este problema.
Bastará-lhe dispor de nomes de locais. SPOT GLOBE, graças a um novo processo técnico faz surgir, no disco do Mundo, um ponto luminoso (Spot) que indica a cidade ou o local que lhe interessa.
Este processo técnico faz surgir, por sua vez, um novo problema: a latitude e a longitude são reguladas automaticamente, com a ajuda de dispositivos de grande precisão (60) medidos sector a sector e activados por um aparelho fácil de manejar e que corresponde à longitude do local.
Para se conhecer a distância entre dois pontos é fácil: mede-se a distância percorrida por um grau de longitude, que equivale sensivelmente a 110 km. e, com um compasso, mede-se no disco horário.
Quantas vezes pensamos que um país se situa num ponto do globo e depois, ao verificar, ele nada tem a ver com essa posição.
O globo actual, mesmo com limites políticos bem definidos, deve ser sempre completado por um mapa planisférico.
Mas SPOT GLOBE, não se revelará o globo do homem do nosso tempo?
Capa Mole
175 Páginas
Data de Publicação: 1983