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É que o sentimento estético, no ser humano, é inato. Noutras palavras, "a poesia é inerente ao homem desde o mais primitivo e nas fases de literatura não-escrita". . Também o ritmo é natural na poesia, como é natural e inerente ao homem. E é a regularidade do ritmo na poesia que faz com que ela possa ser medida e dividida. Há que distinguir ritmo de melodia. O ritmo convida a pensar e a seguir omovimento das idéias. A melodia, por sua vez, pretende compartilhar as vibrações de uma disposição interna, de um estado de ânimo. Daí se poder defender a tese de que “todo o complexo verbal tem dois aspectos, o audível e o inteligível: som e sentido” (PFEIFFER, 1966, 15). Com efeito, Enquanto massa de som, a linguagem tem, de sua, uma tonalidade determinada, certo ritmo e certa acentuação; enquanto matéria inteligível, significativa, tem como natureza uma articulação sintática e designa algo de objetivo. Na corrente acústica da linguagem, o tom, o ritmo e a acentuação exprimem a atitude e o estado de ânimo – momentâneo ou permanente – de quem fala; na estrutura semântica da linguagem manifesta-se a referência a qualquer coisa de objetivo (Ibidem, 15).
105 págs
RARO
Alguns sinais e marcas no amarelecimento da capa
Contém assinatura de posse