Resposta à História - As Memórias do XÁ, 1980, 1ª ed.

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Resposta à História - As Memórias do XÁ, 1980, 1ª ed.
Autor(a)
Mohammed Reza Pahlevi
Editora
Bertrand
Género Literário
Histórico
Não ficção
Sinopse

Esta Resposta à História, de Mohammed Reza Pahlevi, ex-xá do Irão, traz uma nova luz aos graves acontecimentos que, desde 1920, perturbaram o Médio Oriente, e explica também um presente que não tem cessado de concitar as atenções mundiais há já dois anos. Mas, sobretudo, o livro contribui para a antevisão do futuro dessa zona do globo, onde pode eclodir uma terceira guerra mundial.
O Irão convertera-se na décima potência económica do mundo graças ao dinamismo e às concepções revolucionárias positivas do seu soberano, e virá a propósito acentuar que este nunca foi constitucionalmente destronado. Se hoje rompe um silêncio que mantinha há mais de um ano, é para fazer revelações de importância primordial.
É sempre com soberana elegância de pensamento e de forma que este livro se apresenta. São nele evocados os «grandes» deste mundo que o ex-xá conheceu de perto: Roosevelt, Churchill, Estaline, e também Kruchtchev e Brejnev, o general De Gaulle e Valéry Giscard d’Estaing, Eisenhower, Nixon, Kissinger, e ainda Tito, De Gasperi, Adenauer, Bevin e, por fim, entre outros chefes de Estado, Léopold Sedar Senghor, Hassan II, Anwar el Sadate e Lopez Portillo.
A «funesta aliança do Vermelho e do Negro», dos elementos de esquerda com os mais reaccionários, fez recuar de alguns séculos a nação iraniana, explica o xá, que analisa depois com grande lucidez as causas desses fenómenos, cujas repercussões tiveram já consequências tão nefastas para a Europa. Mas a crise do petróleo é, para Mohammed Reza Pahlevi, tão somente um dos aspectos materiais e materialistas da conjura das forças de destruição de que talvez todo o Ocidente, depois do Irão, venha a ser vítima.
É o que se demonstra nestas páginas: a imperícia de certos mollahs e a reação mais cega, animada por um fanatismo contrário ao verdadeiro espírito do Islão, só podem lançar o povo iraniano num caos sangrento. Se a guerra internacionalizada se seguir à guerra civil, «o Irão corre o risco de passar a existir apenas nos mapas».
O xá fala neste livro sem ódio e sem temor, com admirável serenidade e sem ignorar os riscos em que incorre.
«Muitas vezes», diz ele, «vi a morte de frente. Mas Deus é grande.»

256 PÁGS.

Idioma
Português
Preço
4.50€
Estado do livro
Manuseado - Bom Estado
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Livraria Santo Graal

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Transferência Bancária