Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
“5.º Caderno – Ensaio sobre os arquivos do Rivoli”, um projeto de Nuno Coelho publicado em 2017, no âmbito do 85º Aniversário do Rivoli. Neste caderno, o designer, professor e investigador trabalhou o arquivo do Rivoli e procurou retirar do silêncio os vestígios físicos que, geralmente, são invisíveis para o público.
Como qualquer atividade, o trabalho de produção e de gestão de um equipamento cultural deixa vestígios físicos, vestígios estes que se acumulam no que normalmente se designa como arquivo ou depósito, ou simplesmente como arrumos ou arrecadações. “5.º Caderno – Ensaio sobre os arquivos do Rivoli” é um projeto que partiu à procura das várias dependências onde se encontram depositados os vestígios físicos da atividade deste teatro que, pela sua natureza, pareciam irremediavelmente remetidos para a periferia e para o silêncio. Não confinando a sua investigação ao espaço físico do Rivoli, o projeto procurou identificar e integrar outros vestígios que se encontram depositados noutros locais. O projeto materializa-se em dois momentos – uma exposição e uma publicação – em que o primeiro propõe dar visibilidade a determinados objetos agora transportados para a centralidade do Foyer do 3.º Piso, dando ênfase a narrativas normalmente invisíveis para o público; e em que o segundo não pretende ser um mero registo da exposição, antes pretende tornar público um fragmento do arquivo deste teatro.
Para este trabalho de reconstrução, Nuno Coelho explica que o método escolhido foi "publicar os conteúdos tal qual foram encontrados no arquivo, sendo esta obra um fac-símile em monofolhas".
Exemplar raro e não manuseado (edição de apenas 300 exemplares). Inclui uma fotografia original do projeto. Envio em correio editorial incluído. Se necessário posso enviar mais imagens.