Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Voluntários? Mulheres burguesas ociosas, neuróticas que despejam os seus problemas nos outros, pessoas boas e gentis que mais atrapalham do que ajudam os profissionais... Assim que é pronunciada, esta palavra “voluntária” provoca reações que não são funcionais e contraditórias.
Quem são na realidade estes homens e mulheres que escolhem comprometer-se a servir os outros? Quantos são, a que origem social pertencem, quais são as suas motivações? Por que ser voluntário hoje?
Após um ano de investigação, cerca de uma centena de entrevistas com voluntários, assistentes sociais, dirigentes associativos, psicólogos, Léa Marcou quis responder a estas questões e analisar pela primeira vez este fenómeno em plena mudança. Recusando ser “senhoras das obras”, as voluntárias definem o seu papel em relação aos profissionais, organizam-se e procuram desenvolver uma filosofia da sua ação. Da ajuda ao próximo, o “voluntariado” ou “voluntariado” evolui para a participação cidadã na vida colectiva: é neste sentido que será sempre necessário.
com bastante uso.
um livro que recomendo bastante