Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Kirsty Sword Gusmão nasceu em Melbourne, na Austrália, em 1966, onde se formou em Humanidades na variante de Indonésio e Italiano.
Entre 1992 e 1996 viveu e trabalhou como professora e activista dos direitos humanos em Jacarta. Foi durante esses anos que o seu trabalho em prol da independência de Timor-Leste a levou a contactar o líder independentista Xanana Gusmão - que cumpria uma sentença de vinte anos na prisão de Jacarta -, e com quem veio a casar em Julho de 2000.
A viver em Timor-Leste desde Outubro de 1999, é directora e fundadora da Fundação Alola, que criou em 2001 para fazer face às necessidades das mulheres timorenses e das suas famílias.
Trabalhando ao lado de Xanana, Kirsty Sword viveu e participou nos eventos épicos que levaram Timor-Leste a libertar-se da ocupação indonésia: o voto pela independência, os subsequentes tumultos assassinos das milícias, a intervenção das forças de um país devastado. Actualmente, o ex-comandante de guerrilha e a activista vivem juntos como Presidente e Primeira Dama, com os seus dois filhos, num país em que o medo deu lugar à esperança.
Uma Mulher da Independência é a história de um extraordinário caso de amor e da paixão e coragem necessárias para libertar uma nação.