Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Um dos dramas ligados à noção de Ambiente prende-se com a sua definição. Muitas pessoas perderam de vista a noção fulcral de Ambiente, nomeadamente como conjunto de factores que rodeiam e influenciam os seres vivos (incluindo o Homem). A complexidade desta interacção verifica-se, não só no momento presente, mas cada vez mais à medida que o desenvolvimento ocorre, tornando essencial o conceito de Ambiente e a prática da sua gestão, de modo a garantir a sua conservação.
É por isso indispensável gerir o Ambiente de forma adequada, tendo em conta as limitações de uso que apresentava quando o recebemos e procurando minimizar as limitações que das nossas acções podem resultar.
Tendo em conta que a Gestão do Ambiente é uma das formas de intervenção que ainda nos restam, surge a presente obra que se constitui como uma proposta de conceptualização das intervenções que nos são ainda possíveis. Não se pretende possuir a Verdade nem dominar a globalidade dos assuntos expostos. Apenas contribuir para ajudar a atingir os objectivos propostos.
Os técnicos autárquicos, os especialistas em Ambiente, que agora iniciam a sua marcha, e os cidadãos, que pretendem saber mais para poderem intervir na gestão da realidade comum, poderão encontrar aqui algumas ajudas.