A Noite Mais Sangrenta

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

A Noite Mais Sangrenta
Autor(a)
João Miguel Almeida
Editora
Manuscrito Editora
Género Literário
Histórico
Sinopse

Foi um dos episódios mais violentos da Primeira República. Na noite de 19 de outubro de 1921, uma camioneta-fantasma causou o terror em Lisboa, retirando à força políticos das suas casas, para os assassinar à queima-roupa. Nunca em Portugal se tinha assistido a nada assim. E nunca mais se voltou a assistir.

Na Noite Sangrenta, como ficou conhecida, morreram António Granjo, presidente do ministério de um governo eleito; Machado Santos e Carlos da Maia, heróis da revolução republicana, entre outras figuras importantes da nação. nos dias seguintes, pessoas de renome foram feridas ou ameaçadas.

A inesperada onda de violência daquela noite marcou o início do fim da Primeira República. E abriu portas para a chegada do Estado Novo, tendo inclusivamente sido utilizada como exemplo para a necessidade de defender a ordem. Mais de cem anos depois, ainda ninguém sabe quem foram os verdadeiros mandatários dos crimes. E a mais profunda investigação acabou por ficar a cargo de uma viúva.

No primeiro livro sobre o tema em mais de trinta anos, João Miguel Almeida, autor de D. Manuel II, vencedor do Prémio Grémio Literário, apresenta-nos uma investigação inédita sobre a Noite Sangrenta. O material de arquivo sobre os eventos daquela noite esteve desaparecido, ressurgindo de forma inesperada há uns anos. O autor mergulhou na vasta documentação de forma exaustiva, e o resultado está agora aqui.

Um livro indispensável para compreender o que aconteceu numa das noites mais violentas da História de Portugal.

Idioma
Português
Preço
7.99€
Estado do livro
Novo
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

rui teixeira 1974

Tempo de resposta: 12-24 horas

Métodos de pagamento: Transferência bancária, pagamento de serviços e MB way