Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
A Descoberta de uma Conspiração é o livro que continua a acção corajosa e astuciosa do jornalista Günter Walraff, no sentido de descobrir e desmascarar os preparativos para um golpe de direita em Portugal.
A Acção-Spínola não estava planeada, como as outras acções levadas a cabo por Walraff. Não foi disfarçado, quando veio para Portugal, para trabalhar uns meses numa cooperativa do Alentejo. Só numa pequena saltada ao Norte é que, graças à sua vigilância e à sua experiência, logrou descobrir as pistas dos conspiradores, viu neles os actores de uma aliança reaccionária, que já mantinha contactos com o estrangeiro, de onde recebia ajuda. Precisamente por isso é que Walraff conseguiu, como alemão, chegar à confiança dos golpistas aliados do ex-presidente Spínola. Também ao general pareceu crível poder receber da RFA uma ajuda substancial para os seus planos. Não se trata de uma obra de ficção, embora tudo isto pareça incrível. É uma obra documental - como quase toda a obra de Walraff - mostrando até que ponto a direita reaccionária não hesita nos meios para atingir os seus fins. A pessoa humana não conta.
O facto de Spínola ter sido expulso da Suíça e de "Corrécio" - o Eduardo - o capitão Duarte e outros bombistas terem sido presos prova que Walraff estava na pista certa.
Numa democracia estes jogos sujos têm de vir a público; o povo, vítima potencial destes conspiradores, tem o direito a saber o que se passa nos bastidores. Günter Walraff ajuda-nos, com este seu livro, a saber aquilo que muitos querem silenciar.