Aprendendo a viver juntos - Faces e fases da comunicação interpessoal

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Aprendendo a viver juntos - Faces e fases da comunicação interpessoal
Autor(a)
António Luís Montiel
Editora
Livros Horizonte
Género Literário
Desenvolvimento pessoal
Livros Escolares
Livros práticos
Sinopse

Coleção - Biblioteca do educador

É utópico projectar uma relação humana sem momentos altos e baixos. O desafio da comunicação estende-se no tempo. Não fica garantido pelo momento inicial: nem pelo "sim" dos cônjuges, no dia do casamento; nem pela complacência com que se assina o contrato laboral. A comunicação interpessoal é entre pessoas vivas e, como tal, obrigam à sua permanente renovação e actualização.

Assim como não são nem rectilínios nem contínuos os avanços de quem, saltitando de pedra em pedra, cruza um rio de uma a outra margem, assim também o nosso trato vai crescendo através das oportunidades que o dia a dia oferece para se progredir na relação com o outro. Mas essas oportunidades (tal como as pedras) não aparecem seguindo qualquer esquema racional. Há ocasiões (tal como as pedras) melhores e piores, isoladas ou rodeadas de muitas outras. Há tantos e tão diversas oportunidades que se torna difícil acertar na opção. E, seja qual for a opção, podemos apostar erradamente, assim como por azar podemos escorregar na pedra escolhida.

Aprender a viver juntos consiste em irmos ganhando a sensibilidade no trato com os outros para adoptarmos com naturalidade o estilo e o conteúdo comunicativo (mais ou menos formal; mais ou menos objectivo) conforme o tipo de relação que seja possível praticar a cada momento. E porque a comunicação objectiva e as relações formais são insuficientes para uma verdadeira educação (tanto para a formação teórica, técnica, artística ou comportamental), a relação pedagógica não foge a este desafio da comunicação interpessoal.

Idioma
Português
Preço
5.00€
Estado do livro
Como novo
Portes Incluídos
Possibilidade de entrega em mãos: Setúbal, Oeiras
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

sarpimenta

Métodos de pagamento: Transferência; Dinheiro