Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Os Dissabores do Verdadeiro Polícia é um projecto que teve início em finais dos anos oitenta e que se prolongou até à morte do escritor. Numa carta de 1995, comenta:
"Há anos que trabalho num romance que se intitula Os Dissabores do Verdadeiro Polícia e que é O MEU ROMANCE. O protagonista é um viúvo, cinquenta anos, professor universitário, filha de dezassete, que vai viver para Santa Teresa, cidade próxima da fronteira com os EUA. Oitocentas mil páginas, um enredo demencial (...)."»
«Se no romance moderno se quebrou a barreira entre ficção e realidade, entre invenção e ensaio, a contribuição de Bolaño vai por outro caminho (...) - para nos aproximar de uma escrita visionária, onírica, delirante, fragmentada e poder-se-á até dizer que provisória. (...) O que importa é a participação activa do leitor, simultânea ao acto da escrita. Bolaño deixou isto bem claro a propósito do título: "O polícia é o leitor, que procura em vão ordenar este romance endemoninhado." E no próprio corpo do livro insiste-se nesta concepção de um romance como uma vida.»