Este livro está na lista de favoritos de 5 utilizadores.
As Duas Babushkas é um exemplo do que há de melhor na tradição literária da Rússia — uma história pessoal magnificamente escrita, plena de significado universal.»
— Nina Khruschcheva, Professora de Assuntos Internacionais, New School University
«Masha Gessen escreveu uma história indispensável dos Judeus soviéticos vista com os olhos de duas mulheres inesquecíveis — as suas avós. O alcance e a complexidade das suas personagens rivalizam com qualquer coisa que venhamos a encontrar na ficção contemporânea. As suas vidas, sublinhadas pelo sofrimento, compromisso e esperança, são apresentadas tanto com o amor de uma neta como com a perspicácia de uma jornalista. Um livro maravilhoso.»
— Gary Shteyngart, autor de The Russian Debutante’s Handbook
Neste livro de memórias de família profundamente comovedor, a jornalista Masha Gessen conta a história das suas duas queridas avós: Ester, a rebelde inquieta que combateu continuamente as forças da tirania; e Ruzya, uma mãe só que aderiu ao Partido Comunista sob coacção e assumiu os compromissos que o regime exigiu a todos as seus cidadãos. Ambas perderam os seus primeiros amores na guerra. Ambas suportaram uniões infelizes. Ambas foram linguistas talentosas que fizeram da tradução suas vidas. E ambas tiveram filhos — Ester um rapaz e Ruzya uma rapariga — que iriam crescer, apaixonar-se e ter dois filhos: Masha e o irmão mais novo.
Masha Gessen nasceu na URSS e emigrou para os Estados Unidos aos 14 anos. Dez anos mais tarde, em 1991, regressou à Rússia como correspondente estrangeira, colaborando com publicações russas e inglesas, incluindo The New Republic, The New Statesman, US News & World Report e a revista Granta. Vive permanentemente em Moscovo com o seu companheiro, Svenya, e os seus dois filhos, apesar de actualmente estar em Boston a frequentar um curso da Fundação Neiman na Universidade de Harvard.