Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
É do consenso geral que a instrução escolar deveria estar baseada nos conhecimentos sobre o modo como o cérebro aprende. Porém, até há bem pouco tempo, havia poucos dados sobre os segredos do cérebro. Em tempos recentes, a investigação na área das neurociências melhorou consideravelmente a nossa compreensão do processo de aprendizagem e permitindo fundamentar as decisões educacionais em pressupostos muito mais fiáveis.
Neste livro, Patricia Wolfe evidencia que antes de se poder relacionar efetivamente a prática pedagógica com o funcionamento do cérebro, é necessário compreender o modo como este funciona.
Parte I - Suporte ao estudo da anatomia e fisiologia cerebral.
Parte II - Modo como o cérebro atua,
Descrição do modo como codifica, manipula e armazena informação. Este modelo de processamento de informação faculta uma primeira abordagem de algumas das implicações que a investigação traz para a prática ? a razão por que o significado é essencial para a atenção, o modo como a emoção pode aumentar ou impedir a aprendizagem e como diferentes tipos de repetição são necessários para diferentes tipos de aprendizagem.
Parte III - aplicações práticas de sala de aula e a estratégias pedagógicas de compatibilidade cerebral.
Esta secção mostra como usar simulações, projetos, aprendizagem com base em problemas, organizadores gráficos, música, rima e ritmo, escrita, envolvimento ativo e mnemónicas; cada capítulo dá exemplos usando breves cenários de verdadeira prática em sala de aula, desde o ensino básico ao ensino secundário.
O livro inclui ainda um glossário de termos.