Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Um pouco por toda a Europa há cada vez mais pessoas a viverem sós. Mas o fenómeno tem mostrado uma maior incidência e um maior crescimento junto das mulheres. Talvez por isso a comissão europeia tenha pedido ao professor de sociologia Jan-Claude Kaufmann e à sua equipa do CNRS (Centre National de Recherche Scientifique) que abordasse o fenómeno.
Entre os vários resultados dessa investigação nasceu este livro. Não se trata de uma análise sociológica dura das estatísticas e das conclusões empíricas, mas de uma narrativa.
Aqui conta-se a história, feita de muitas histórias, da mulher só e do seu “príncipe encantado”. Trata-se do Príncipe e não dos príncipes menores, esses que resultam da desilusão do amor-paixão, e que apenas correspondem a partes idealizadas desse processo. Aqui o Príncipe encantado existe mesmo, corresponde a uma representação social objectiva que foi construída ao longo de um processo histórico, não só através da literatura mas também pela criação de expectativas sociais bem definidas e identificáveis.
O AUTOR
Jean-Claude Kaufmann é sociólogo e director de investigação do Centre National de Recherche Scientifique e do Centre de Recherche sur les Liens Sociaux da Universidade de Paris 5 (Sorbonne). Especializou-se no estudo das relações entre casais, sobre a sexualidade e sobre as novas formas de construção familiar, utilizando sempre um método de investigação activa no terreno e observação directa. A Mulher Só e o Príncipe Encantado é a sua obra mais conhecida e granjeou-lhe grande sucesso.