Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
O escritor Gaspar Stau e o psiquiatra Amadeu Amaro são encarregados pela União Europeia de realizar um Manual de Felicidade para Neuróticos. Pelas suas conversas, viagens e encontros passam as mais variadas pessoas e histórias - de um velhote pessimista que pondera o suicídio a um grupo de psicoterapeutas que se faz passar por Fernando Pessoa & heterónimos - que inspiram ao estranho duo estratégias criativas de buscar a felicidade. Mas não poderá ela encontrar-se também em estudos científicos, na nostalgia proustiana de um publicitário ou mesmo num prato de carne de alguidar com migas de espargos?
Entre o neurótico Gaspar e o espalhafatoso Amadeu vai nascendo uma amizade singular, alimentada pelo fascínio que ambos sentem pelas coisas boas da vida. Uma missão que já não era fácil à partida torna-se uma aventura imprevisível quando Gaspar e Amadeu descobrem ser alvo de um complot de burocratas e decidem contra-atacar, recorrendo ao mais inesperado dos aliados.
Manual de Felicidade para Neuróticos é um romance que, em diferentes vozes e estilos, numa narrativa em que cabem Paris e Lisboa, prostitutas e filósofos, redenção e desespero, Oscar Wilde e cozido à portuguesa, procura o encanto, a melancolia e o humor que existem na busca da felicidade.