Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Cx 1
Joaquim Soeiro Pereira Gomes nasceu em 1910, em Gestaçô, distrito do Porto.
Tirou o curso de regente agrícola em Coimbra e partiu para África nos fins da década de 1930.Trabalhou durante algum tempo na Companhia do Catumbela, mas, descontente com as condições de trabalho naquela província, regressou à metrópole em 1931.
Casou-se nesse ano com a compositora Manuela Câncio Reis. Aos 22 anos fixa-se em Alhandra, como empregado de escritório, na fábrica de Cimentos Tejo.
Foi, naquela vila, um dos grandes impulsionadores do movimento cultural entre a população operária, organizando e dirigindo cursos de ginástica, colaborando na montagem de bibliotecas particulares, realizando conferências sobre temas culturais e desportivos e contribuindo largamente para a construção duma piscina popular, em cuja obra trabalhou como operário.
Iniciou a sua carreira de escritor em 1935,mas só em 1939 apareceram as suas primeiras crónicas nas páginas de O Diabo, semanário de grande prestígio na época, e em 1940 escreveu Esteiros, publicado em Novembro de 1941. Sabe-se que em 1944 terminou a redacção de Engrenagem, tendo os últimos seis anos da sua vida sido repletos de percalços e de incertezas.
Faleceu a 7 de Dezembro de 1949,em condições dramáticas, vitimado por uma doença incurável.
Esteiros, o último romance publicado em vida do autor, é um daqueles livros que bastam para consagrar um escritor.
assinatura de posse