Os Pensadores- Schelling

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Os Pensadores- Schelling
Autor(a)
Schelling
Editora
Nova cultural
Género Literário
Outro
Sinopse

Seleção de textos, notas e consultoria da introdução por Rubens Rodrigues Torres Filho.

1. Cartas filosóficas sobre o dogmatismo e o criticismo [1795] :::
Opondo-se à chamada prova moral da existência de Deus, Schelling mostra que para o criticismo, em contraposição ao dogmatismo, a destinação do homem é “esforço pela autonomia inalterável, pela liberdade incondicionada, pela atividade ilimitada”.

2. O “programa sistemático” [1796?] :::
Fragmento de um texto de autoria discutida: alguns críticos o atribuem a Hölderlin, outros a Schelling, outros a Hegel. Marca o surgimento do idealismo alemão e do movimento romântico.

3. Exposição da ideia universal da filosofia em geral e da filosofia-da-natureza como parte integrante da primeira [1803] :::
Apêndice da Introdução de “Ideias para uma filosofia da natureza – Como introdução ao estudo dessa ciência”.

4. A divina comédia e a filosofia [1803] :::
A obra de Dante é vista como o modelo exemplar da poesia moderna.

5. Bruno - ou - Do princípio divino e natural das coisas [1802] :::
A partir do tema da beleza, o diálogo caminha para a discussão das noções de unidade, absoluto, infinito, ideal e real.

6. História da filosofia moderna: Hegel [1827] :::
Schelling interpreta Hegel e mostra a relação existente entre a lógica hegeliana e o Absoluto.

 

Idioma
Português
Preço
12.00€
Estado do livro
Algumas marcas de uso
Portes Incluídos
Possibilidade de entrega em mãos: Mercado de Sapadores
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Um totalitário…

Métodos de pagamento: Transferência bancária