Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
«A presença da música na obra de Luís de Camões parece ser da mesma grandeza da que se verifica em poetas italianos, espanhóis e portugueses da grande linhagem clássica, sem excluir os que foram comprovadamente músicos por profissão ou amadorismo. Mas tudo o que em Camões é louvor da música emana do prazer imediato da audição vivencial em sintonia com a inexcedida musicalidade literária da sua obra de poeta».
Obra que explora a relação entre música e poesia na obra de Luís Vaz de Camões.
Publicado em 1979, pelo Instituto de Cultura Portuguesa, a obra analisa como a musicalidade está presente nos versos do poeta, tanto de forma explícita quanto implícita.
João de Freitas Branco, renomado musicólogo, investiga a presença da música na obra camoniana, comparando-a com a de outros poetas clássicos europeus. A obra aborda a sonoridade da rima e outros elementos musicais presentes na poesia de Camões, oferecendo uma análise detalhada da relação entre as duas artes.
Instituto de Cultura e Língua Portuguesa
Secretaria de Estado da Cultura
1.ª edição - 1979.
Biblioteca Breve.
Série Música.
Comissão Consultiva: Jacinto do Prado Coelho (Prof. da Universidade de Lisboa), João de Freitas Branco (Historiador e crítico musical), José-Augusto França (Prof. da Universidade Nova de Lisboa), José Blanc de Portugal (Escritor e Cientista).
Director da Publicação: Álvaro Salema.
Livro de bolso, capa mole, 164 páginas.
"A Música na Obra de Camões", por João de Freitas Branco.