IV Convenção Nacional do PRD - Documentos Lisboa 15 a 17 de Junho de 1990

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

IV Convenção Nacional do PRD - Documentos Lisboa 15 a 17 de Junho de 1990
Autor(a)
Comissão Organizadora da Convenção
Editora
Comissão Organizadora da Convenção
Género Literário
Autores Portugueses
Desenvolvimento pessoal
Histórico
Não ficção
Outro
Sinopse

IV Convenção Nacional do PRD - Documentos

Lisboa 15 a 17 de Junho de 1990

CONVENÇÃO NACIONAL DO PRD, EM QUE RAMALHO EANES, EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, SE DESVINCULA DO PARTIDO.

Edição da Comissão Organizadora da Convenção

Páginas: 171

Dimensões: 205x145 mm

Peso:204

IS 1543325890

 

Exemplar em bom estado, tem uma assinatura

 

PREÇO:12.00€

PORTES DE ENVIO PARA PORTUGAL INCLUÍDOS, em Correio Normal/Editorial, válido enquanto esta modalidade for acessível a particulares.

Envio em Correio Registado acresce a taxa em vigor.

 

 

 

 

O Partido Renovador Democrático (PRD) foi um partido português criado em 1985, cuja figura mais icónica foi Ramalho Eanes, que era na época o presidente da República e depois liderado por Hermínio Martinho.

História

O PRD foi fundado em torno da figura de Ramalho Eanes

 

Aproveitando os efeitos demolidores da política de austeridade posta em prática pelo governo PS–PSD (1983-1985), o PRD veio a ser o grande beneficiário da dissolução parlamentar de 1985, decidida pelo próprio general Eanes no termo do seu segundo mandato. Conseguiu obter uma votação muito próxima do PS, a quem captou eleitorado, chegando a ser o terceiro maior partido parlamentar.

 

Nas eleições locais de 1985 revelou fragilidades e insipiência organizativa e, nas presidenciais apoiou a candidatura de Salgado Zenha, sendo esta afastada da segunda volta. Em 1987, é o PRD que desfere o golpe mortal no governo minoritário do PSD, ao fazer aprovar uma moção de censura no Parlamento. Contudo, após a dissolução parlamentar, deu-se o quase desaparecimento do partido da Assembleia, já que não conseguiu eleger mais do que 7 deputados em lugar dos 45 que dispunha na assembleia dissolvida.

 

Entretanto, o próprio Ramalho Eanes assumiu a liderança do partido, liderança que pouco tempo depois abandonou em virtude do desastre eleitoral, cedendo de novo o lugar a Hermínio Martinho. Nas eleições para o Parlamento Europeu de 1989, o partido ainda fez um acordo com o PS, conseguindo eleger um deputado na lista socialista com o estatuto de independente (Pedro Canavarro). Martinho e muitos fundadores do partido afastaram-se.

 

Numa tentativa de refundar o projeto, um grupo de militantes que haviam constituído a Renovação 2000, liderados por Pedro Canavarro, Carlos Costa Santos (Presidente da JRD) e Jorge Larsen assumem a liderança do partido. No entanto nas eleições legislativas de 1991, o PRD, já dirigido por Canavarro, perdeu a representação parlamentar. Até à sua extinção, foi dirigido por Manuel Vargas Loureiro.

Idioma
Português
Preço
12.00€
Estado do livro
Exemplar em bom estado, tem uma assinatura
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Vbarra

Métodos de pagamento: Transferência bancária - MBWAY - PAYPAL

Outros meios de contacto: