Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
O comentador político José Pacheco Pereira considerou que "o 25 de Abril de 1974 apanhou completamente de surpresa a administração americana", durante a apresentação do livro "Portugal Classificado - Documentos Secretos norte-americanos 1974-1975".
O livro apresentado corresponde a um trabalho de pesquisa de cerca de sete anos que originou "cerca de mil fotocópias de documentos antigos" e foi um exercício de "paciência" para o jornalista, que ainda hoje tem pendentes pedidos de acesso a documentos de há cinco anos, classificados como secretos.
Após a publicação de alguns textos sobre a Base das Lages (Açores) e a eventual presença de armas nucleares na época da Guerra Fria, o jornalista deparou-se com centenas de documentos, protegidos durante anos com o carimbo "secreto", sobre as relações entre Portugal e os Estados Unidos durante o período revolucionário de 1974 e 1975.
Entre os muitos factos relatados em memorandos, telegramas ou outros documentos, estão as desconfianças de Washington, em 1975, sobre um Governo com dirigentes comunistas e os receios norte-americanos de que os segredos militares da NATO fossem parar às mãos da União Soviética.
Entre outros acontecimentos relatados e documentados no livro, em alguns casos transcritos de forma integral, está um encontro entre Gerald Ford e Vasco Gonçalves, realizado em Bruxelas em Maio de 1975, onde o antigo Chefe de Estado norte-americano se queixou de ter levado "uma lição" do então primeiro-ministro português.
Data de publicação: Abril 2008