Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.
Desde sempre, os homens de poder controlaram a informação. Durante muito tempo, censuraram as verdades que punham em perigo o seu domínio. Num universo mediático de proliferação descontrolada, a censura brutal chama a atenção e multiplica o impacto da informação que se quer esconder. Hoje em dia, o alarido mediático tornou-se o melhor aliado dos novos censores. Profissionais aguerridos têm por missão fazer com que o cidadão não entenda aquilo que ouve... Já não se censura, «gere-se a percepção» do público.
Através de exemplos concretos, que narra com a inspiração de um contador talentoso, Moreira pinta um retrato impressionante deste universo da desinformação. Quer se trate de militares no Iraque ou na Costa do Marfim, de financeiros ou industriais (a indústria farmacêutica é uma mina de ouro nesse domínio) ou de políticos (os staffs de George Bush e Nicolas Sarkozy são especialistas temíveis), todos empregam os mesmos métodos fundados sobre uma convicção simples: o cidadão, como o consumidor, é manipulável se se souber carregar nas teclas certas.
Jornalista de investigação na imprensa escrita, rádio e televisão, onde criou e dirigiu, no Canal+, o programa «90 Minutes», Paul Moreira foi a testemunha privilegiada deste escandaloso e permanente desvio da democracia.