Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Enfermidades quererá mesmo, como se diz, abolir cerca de quatro mil termos e expressões da língua portuguesa? Defenderá, mesmo a sério, que as línguas são para emudecer, para não serem faladas? Acreditará que as explicações da ciência são apenas patranhas numa altura em que (meados do século XVIII) o Iluminismo até já estava a chegar a Portugal? Ou Sylvestre Silverio da Silveira Silva é um alter ego de Manuel José de Paiva, muito útil para nos deixar interessantíssimas expressões populares, sarcásticas, que, com a justificação de que não se devem usar, misturam calão com críticas aos comportamentos eclesiásticos e ao papado, desde o viver em opulência até à venda das bulas, usando uma estratégia que permitiu todas as licenças necessárias da Inquisição em pleno consulado do Marquês de Pombal?
O certo, é que sem Enfermidades, não tínhamos testemunho de que eram usados todos esses termos e expressões oficialmente condenáveis. Não terá sido recurso do simulador (até no nome…) Sylvério Silvestre Silveira da Silva, para fugir à moralidade do silêncio que aparentemente a obra defende, usar como estratégia imbatível a listagem escancarada do que moralmente defendia dever silenciar-se? Como duzentos anos antes tinha dito Giordano Bruno, "se non è vero, è molto ben trovato"...
Não faço trocas.
Portes gratuitos: Correio CTT normal
Correio CTT Registado: +2,5€
Não me responsabilizo pelo envio em correio normal.
Pagamento por transferência bancária (não tenho MBWay).
O envio será feito no dia seguinte útil após ter recebido cópia da transferencia bancária (foto ou digitalização), ou recebimento na conta.
Jaime Manuel Silva
PT50 0007 0007 0024 8730 0182 1
Responda com a indicação do endereço (nome, morada, código postal) para onde o livro deve ser enviado, e se pretende correio normal ou registado (mais €2,5 a última opção).