Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Organização e edição de Augusto Paulo da Gama
Introdução do Professor – J. J. Teixeira Ribeiro
“Este livro é importante. Desde logo porque nos discursos, comunicações ao Pais, conferências de imprensa, entrevistas, que nele se reunem, está o pensamento do Primeiro-Ministro de quatro sucessivos Governos Provisórios da III República, desde o II ao V.
[…]
Uma revolução, já o escreveu David Caute, não pode ficar parada, tem de avançar ou recuar. Ora, em Agosto de 1975, reconhecia-se a necessidade não só de vencer a crise económica (e para isso a crise social, que resultava da falta de autoridade, de disciplina e de confiança) como de fazer uma pausa no processo revolucionário. Era preciso, porém, que tudo isso se traduzisse em avanço, e não em recuo. Assim o pensava Vasco Gonçalves, como largamente o documentam as páginas deste livro.
Afinal, foi o recuo que veio, e na própria ideologia. O projecto de democracia socialista, que remontava ao Programa do M. F. A., fora seguidamente consagrado no Plano de Acção Politica, subsistira no Documento dos Nove e ainda estivera presente, através das palavras de Pinheiro de Azevedo, no acto de posse do VI Governo, aparece agora substituído, a todos os níveis do Poder, pelo projecto de democracia formal. E o facto é que, entre os responsáveis por este novo curso, se contam militares e civis que são partidários da democracia socialista.
O livro de Vasco Gonçalves é publicado, pois, na altura em que o devia ser-na altura em que já se torna patente o erro que cometeram.” in Introdução por J.J. Teixeira Ribeiro