Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Este manual lança o desafio de ensinar a Língua Portuguesa como língua segunda para aprendizes surdos adultos, com diferentes níveis de fluência nessa língua. Pretende também levar-lhes o conhecimento consciente da Língua Portuguesa escrita, sob o enfoque do uso da língua nos textos autênticos disponíveis na sociedade. Baseia-se num ensino exclusivo de representações gráficas e visuais da Língua Portuguesa, que deve ser mediado pela Língua Gestual Portuguesa, fundamental na construção do conhecimento linguístico do aprendiz surdo na língua segunda. A partir desta proposta, o aprendiz toma consciência dos mecanismos e processos de funcionamento da língua e desenvolve as competências, linguística e comunicativa, necessárias ao uso funcional da Língua Portuguesa.
Esta obra é fundamentada em pressupostos teóricos, que irão conduzir o aprendiz à apropriação de estratégias que lhe permitem compreender e comunicar os seus pensamentos com mais clareza, ao fazer o seu registo escrito. Demonstra-se que a partir de um ensino comunicativo, alicerçado na premissa da interação, o aprendiz constrói o seu conhecimento na língua segunda.