Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A Cidade do Sossego e O Capote, de Nicolau Gogol. Coleção Livros de Bolso Europa-América n. 9.
Nicolau Vassilievitch Gogol nasceu em Sorotchintzi, na Ucrânia, em 1809.
Seu pai, pequeno proprietário, era apaixonado pelo teatro e escreveu algumas comédias. Após a morte do pai, em 1825, Gogol partiu para São Petersburgo, onde se tornou funcionário de um ministério e um autor inicialmente fracassado.
Feio, pobre, provinciano, com ar tímido e assustado, identificava-se com o povo. No seu coração já vivia Akáki Akákievitch, o herói de O Capote.
Entre 1831 e 1832 escreveu seu primeiro livro, Os Serões da Aldeia. Depois veio Mirgorod (1835), uma de suas obras mais importantes.
Sonhava escrever uma história monumental da Pequena Rússia; reuniu material e publicou Tarás Bulba. Em 1836 surgiu O Revisor, e em 1841, O Capote.
Iniciou então a redação da primeira parte de Almas Mortas, obra que marcou um novo período de criação literária, mas também o início de uma grave crise interior. Viajou pela Alemanha, Suíça, França, Itália, Áustria e Jerusalém.
De volta a Moscou, viu Almas Mortas ser inicialmente recusado, mas publicado em 1842, tornando-se um grande sucesso.
Em 1847 queimou o manuscrito de Almas Mortas e, em 1852, destruiu a segunda parte, que havia reescrito. Morreu cruelmente isolado, aos 43 anos.
Sua obra A Cidade do Sossego, deixada inacabada, marca a transição do realismo ao moralismo.
O Capote — já adaptado ao cinema — é uma de suas obras-primas.
A publicação conjunta destas obras na coleção Livros de Bolso Europa-América representa o esforço da editora em oferecer ao público, sem aumento de preço, duas excelentes obras de um grande autor russo.