Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
SINOPSE
«Um doloroso canto de uma mulher torturada» foi o ponto de partida para Comissão das Lágrimas, o novo livro de António Lobo Antunes. A mulher torturada foi Elvira (conhecida por Virinha), comandante do batalhão feminino do MPLA presa, torturada e morta na sequência dos terríveis acontecimentos de Maio de 1977 em Angola.
Mas este é apenas um episódio num livro denso e sombrio sobre Angola depois da independência. António Lobo Antunes não quis fazer um livro documental ou uma reportagem «verídica» sobre o que se passou em Angola, antes usou a sua sensibilidade e o espantoso poder evocativo da sua escrita para falar sobre a culpa, a vingança, a inocência perdida.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Comissão das Lágrimas, último romance de António Lobo Antunes, mantém o conjunto de singularidades estéticas que tornou o seu autor um vulto ímpar nas letras portuguesas e internacionais.»
Miguel Real, JL
«À semelhança dos outros romances da última década, há em Comissão das Lágrimas uma estrutura musical (temas, variações, estribilhos, ritornelos) que permite abordá-lo como uma “partitura literária”, para usar a expressão de Catarina Vaz Warrot […].[ a escrita de Lobo Antunes tem] um fôlego e um fulgor sem paralelo na literatura portuguesa contemporânea […].»
José Mário Silva, Expresso, Atual
«O passado (a História) é o presente interior dos personagens, não títeres, mas com a misteriosa espessura e os sentimentos intraduzíveis das pessoas reais. Lobo Antunes é, de novo, o “narrador da realidade submersa” (Eduardo Lourenço), “que não veríamos se a sua obra não existisse”.»
Filipa Melo, revista LER 96