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TIAGO MANUEL DA HORA - Produtor e Musicólogo, é doutorando em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa (UNL). Mestre em Musicologia Histórica desde 2010 pela UNL, é investigador colaborador do CESEM-UNL. Colabora assiduamente com o CITAR-UCP.
É autor da publicação "Espólio Manuel Ivo Cruz: Música Manuscrita Portuguesa e Brasileira" (UCE-Porto, 2013), e coautor do livro "A Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008): Tradição e Inovação" (UCE-Porto, 2014).
Tem desenvolvido investigação no âmbito da História da Música Portuguesa, também dirigindo as suas atenções ao estudo da Edição e Produção discográfica. Participa regularmente em colóquios e congressos nacionais e internacionais na área da investigação em música, sendo também responsável pela produção e coordenação de vários projetos no domínio da performance e da divulgação da música em Portugal.
“… o Joaquim era uma personalidade solar que iluminava as vidas de quem estava à sua volta, mas as memórias acabam também por morrer com quem as transporta, porque o tempo passa e não perdoa. Se nada se fizesse para o lembrar e para perpetuar o registo da sua obra e do seu impacto decisivo na Música portuguesa – e mesmo ibérica – o seu nome acabaria por se desvanecer num limbo de vagas referências ocasionais.
… dos objectos inertes, das fontes documentais dispersas e dos testemunhos pessoais possíveis, o autor conseguiu resgatar do esquecimento e fixar de forma exemplar o perfil de um músico de exceção e reconstruir o seu processo de aprendizagem, os repertórios que cultivou, as redes de cumplicidades artísticas que foi construindo dentro e fora de Portugal, os múltiplos projetos que impulsionou, os discípulos que formou.”
Rui Vieira Nery (Prefácio desta obra)