Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Morreram Pela Pátria, de Mikail Cholokov. Coleção Livros de Bolso Europa-América n. 23.
Cholokov (Mikhail Alexandrovitch) nasceu em 24 de maio de 1905, na aldeia de Krujiline, passando a infância entre os cossacos do Dom.
Os seus estudos são interrompidos pela Revolução, à qual adere. Entra para o Partido Comunista no início de 1920 e começa a escrever em 1922, ano em que parte para Moscovo. Em 1924 regressa ao Dom natal, que não voltará a deixar. O seu primeiro livro foi Contos do Dom, aparecido em 1926.
Entre 1928 e 1940 publica O Dom Tranquilo (também conhecido por O Dom Silencioso), romance extraordinário concebido segundo os moldes de Guerra e Paz, de Tolstoi, onde relata a epopeia da vida dos cossacos e as suas lutas fratricidas na região do Dom.
Morreu pela Pátria o presente autor, descreve-nos a forma como os sobreviventes do 38.º regimento de infantaria, “reduzido a 27 homens, dos quais 15 feridos”, durante três dias de julho de 1942, sem pararem de lutar contra os invasores, batem em retirada até ao Dom.
Publicações Europa-América, ao editar este livro na sua Coleção Livros de Bolso, proporcionam uma ampla divulgação junto do público de língua portuguesa duma das grandes obras da literatura russa contemporânea.