Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Os Fidalgos da Casa Mourisca, de Júlio Dinis. Coleção Livros de Bolso Europa-América n. 44.
Entre as obras de Júlio Dinis, Os Fidalgos da Casa Mourisca é das mais conhecidas.
Mesmo aqueles que a não leram conhecem, ao menos de nome, este romance, que conquistou como poucos o favor do público português.
Os fidalgos da Casa Mourisca são três: o velho D. Luís e seus dois filhos, Jorge e Maurício, de temperamentos e comportamentos diferentes e até antagónicos.
Conservador, intolerante, avesso às ideias liberais, D. Luís abandona a corte de Lisboa para se encerrar no seu solar de Vilar dos Corvos, que transforma em miniatural corte de aldeia.
A vida senhorial, a má quer renunciante e a má administração levam a família à beira da ruína, enquanto, ao lado, a Herdade, do seu antigo criado Tomé da Póvoa, prospera à custa de economia e de trabalho.
Quando descobre que Tomé ajuda Jorge na restauração administrativa da Casa Mourisca, o velho fidalgo, ferido no seu orgulho, reage violentamente, como violentamente reage antes de aceitar o casamento de seu filho.
Sob a trama de comédia e de piedade aberta, este romance de Júlio Dinis põe frente a frente as ruínas duma nobreza decadente e das prisões dos seus preconceitos sociais, e o povo sem pergaminhos nem brasão para quem a vida é o trabalho.
De Júlio Dinis publicámos já nesta coleção Serões da Província.