Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Edição de 1973 das Publicações Dom Quixote
Tradução directa do russo de Francisco Augusto Ferreira (Chico da CUF) e José Augusto Seabra
Primeiro romance da tetralogia A Roda Vermelha
AGOSTO, 1914 é a narrativa minuciosamente documentada de uma epopeia, ou melhor, antiepopeia, o ataque do exército russo, em 1914, à Prússia Oriental, que termina com a sangrenta derrota das tropas de Nicolau II, em Tannenberg, esmagadas pelas forças do chefe do Estado-Maior alemão Hindenburgo.
Soljenitsine reconstitui toda uma sociedade num momento em que ela se vê alterada por acontecimentos excepcionais. O autor observa-a, assim, nesse momento privilegiado, desvenda-a nas suas estruturas e nas suas aparências, aproveitando uma altura em que a vida das pessoas se vê conturbado e em que os sentimentos e as paixões são exarcebados sob a acção de forças que substituem os pequenos ou grandes destinos individuais por um vasto destino colectivo que parece escapar ao contrôle dos homens.
Levantamento rigoroso de um momento exemplar da história russa, AGOSTO, 1914 é susceptível de outros níveis de leitura que não deixarão de se impor ao leitor atento. Esta, talvez, a razão por que incomoda uma obra que conta factos velhos de cem anos.