Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Edição Campo das Letras de 2006
Tradução de Arsénio Mota
Qualquer mulher sentada num bar de alterne à espera de clientes sabe que o comportamento de um homem que perdeu tudo menos a vida é um mistério. Quem não acredita, que vá e pergunte às raparigas do Lolita’s Club, um tugúrio da periferia de Barcelona onde Nancy, Bárbara e Milena vendem carícias a granel, enquanto D. Lola atende ao balcão e despacha com os chulos de turno.
Entre tanto sexo cansado, de repente um sorriso, uma voz alegre: é Valentín, um homenzarrão de trinta anos que age e pensa como um menino, uma alma simples que circula pelo bar e quartos do clube, levando orgulhoso as bandejas carregadas de consumições e consolando com palavras ternas os males de Milena, uma jovem colombiana que ele adora. É aí que o procura o seu irmão gémeo Raúl, um polícia de poucas palavras e mãos de brigão, antes destinado à ETA, logo afastado do serviço por má conduta e obrigado a regressar durante uns tempos à família.
Os planos de Raúl para afastar Valentín de Milena obrigam-no a enfrentar as dúvidas do passado e a pagar com sangue. O que resta agora desse homem, esse que perdeu tudo menos a vida, é o mistério que encerram as “Canções de Amor em Lolita’s Club”, uma novela onde o talento de Juan Marsé converte as misérias dos nossos dias em grande literatura.