Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Edição Público de 2010
Tradução do prof. Marques Braga
Longo poema épico e teológico, A Divina Comédia divide-se em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Não há uma datação exacta da obra, mas presume-se que tenha sido escrita entre 1304 e 1321, ano da morte de Dante.
A Divina Comédia foi escrita em língua toscana - muito próxima do que hoje se designa por italiano - num registo vulgar, portanto, por oposição ao uso generalizado do latim na escrita erudita. Assim se tornou a obra fundadora da língua italiana moderna.
A obra é conhecida pela sua riqueza de detalhes, imagens vívidas e descrições dos tormentos do Inferno e da glória do Paraíso, além da sua complexidade e profundidade temática. A Divina Comédia é uma das obras mais estudadas e influentes da literatura mundial e deixou um impacto significativo na cultura e na história italiana e europeia.
Dante Alighieri é considerado um dos maiores poetas da literatura mundial e é conhecido como o "sumo poeta" da língua italiana. Nasceu em Florença entre 21 de maio e 20 de junho de 1265, e faleceu em Ravena, em 13 ou 14 de setembro de 1321.
Dante teve uma vida agitada e controversa, tendo-se envolvido em disputas políticas na sua cidade natal, o que o levou a ser exilado. Durante seu exílio, ele escreveu suas principais obras, incluindo a Divina Comédia, que é considerada a sua obra-prima e uma das maiores obras da literatura mundial.
A influência de Dante na literatura e na cultura ocidental é enorme, e a sua poesia foi admirada por grandes escritores, poetas e artistas, como Victor Hugo, William Blake, T.S. Eliot, Jorge Luis Borges, entre outros. A sua obra é estudada e reverenciada até hoje, e Dante é considerado um dos maiores símbolos da cultura italiana e europeia.