Escritos Sobre Estética e Semiótica da Arte

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Escritos Sobre Estética e Semiótica da Arte
Autor(a)
Jan Mukarovsky
Editora
Estampa
Género Literário
Não ficção
Sinopse

Edição Estampa de 1990
Tradução de Manuel Ruas

A obra de arte, como qualquer outro signo, pode ter uma relação indirecta com a coisa que designa (por exemplo metafórica, ou outra) sem deixar com isso de se lhe referir.

Do carácter semiológico da arte depreende-se que a obra artística nunca deve ser utilizada como documento histórico ou sociológico sem prévia explicação do seu valor documental, isto é, da quantidade da sua relação com um dado contexto de fenómenos sociais.

Para resumir o essencial do que temos estado a expor, podemos dizer que o estudo objectivo do fenómeno artístico tem de avaliar a obra de arte como signo, constituído pelo símbolo sensorial criado pelo artista, pela “significação” ( = objecto estético) que se encontra na consciência colectiva e pela sua relação com a coisa designada - relação que se refere ao contexto geral dos fenómenos sociais. A segunda destas três componentes contém a própria estrutura da obra.

Idioma
Português
Preço
6.00€
Portes Incluídos
Possibilidade de entrega em mãos: Porto (Trindade/Bonfim)
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

joaorebelo

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Transferência bancária, MBWAY

Outros meios de contacto: