Grande Música Negra

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Grande Música Negra
Autor(a)
Jorge Lima Barreto
Editora
Rés
Género Literário
Não ficção
Sinopse

Edição Rés Editora de 1975

No progresso democrático que construimos neste país, criam-se, cada vez mais, condições óptimas para a proliferação de campos culturais de maior qualidade. Os detentores da cultura (a burguesia que está no Poder, nos meios de Informação, nas escolas...) tem de começar a ser autêntica com o Povo: dar-lhe a conhecer os seus prazeres: Coltrane ou Dolphy (isto no jazz- como bom cinema, boa alimentação, boa literatura!).

Se o povo não “gosta” de jazz e continua a suportar a mixórdia da música ligeira porque a repressão não lhe permitiu que a entendesse. Os Fascistas só davam merda ao Povo, também porque eles nada mais tinham para oferecer.

Se o que eu escrevo é difícil de entender-se, o caso sofre do mesmo problema que os objectos da minha crítica: não se podem escrever vulgaridades sobre Don Cherry, por exemplo. O Povo há-de compreendê-lo quando amar o jazz, e só pode amar o jazz quando se libertar dos opressores.

Levei muitas horas de meditação e trabalho para adequar certos termos (ex: pulsão, fluxo, morfoplasma...) ao discurso jazzístico.

Vejo-os por aí aplicados imbecilmente: eis a mentira da burguesia hipócrita. A crítica é um esforço, uma evolução, um progresso e não um jogo literário.

Esta pequena antologia representa uma selecção de textos/retratos por mim editados antes de 1974 em revistas elitárias (como Vida Mundial), populares (como Mundo da Canção) ou underground como Memória do Elefante e &Etc), sujeitos a revisões e actualizações mínimas.

Idioma
Português
Preço
25.00€
Portes Incluídos
Possibilidade de entrega em mãos: Porto (Trindade/Bonfim)
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

joaorebelo

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Transferência bancária, MBWAY

Outros meios de contacto: