Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Edição A Bela e o Monstro de 2019, fac-simile da edição Delfos de 1961
Foi em 1955 que Graça Pina de Morais, formada em Medicina quatro anos antes, se iniciou verdadeiramente na escrita, tendo até adoptado o pseudónimo de Bárbara Gomes.
Os romances A Origem (1958) e Jerónimo e Eulália (2000), que lhe valeu em 1969 o Prémio Ricardo Malheiros e o Grande Prémio Nacional da Novelística, são as suas obras mais conhecidas, mas a autora destacou-se também noutras formas de expressão como o texto dramático ou o conto, género privilegiado em Na Luz do Fim, que editou em 1961.
Neste universo de histórias inquietantes, como Cristina, O Círculo Vicioso e A Fé, todas as personagens são pela autora dissecadas a bisturi - os seus absurdos e alegrias, humilhações e vaidades -, sempre com um «ouvido especialmente apurado para as emoções mais sombrias ou inexplicáveis», nas palavras do prefaciador Fernando Pinto do Amaral.
Relatos com gente de carne e osso, em geografias emocionais de relevo acidentado.