Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Edição Antígona de 2006
Tradução de Paulo Faria
Náufragos no Paraíso narra-nos as aventuras mirabolantes de marinheiros que se tornaram Robinson Crusoes de carne e osso. Dispersos entre o século XVIII e 1977 estes marinheiros incluem Alexander Selkirk (em quem se baseou o herói ficcional de Daniel Defoe), Herman Melville e o seu retiro voluntário nas Marquesas, e Tom Neale, um neozelandês errante que se transformou no mítico eremita de Suvarov.
Os inacreditáveis obstáculos ultrapassados por estes homens e mulheres com exemplar espírito de perseverança e coragem espantarão os leitores que provavelmente nunca se verão confrontados com situações tão extremas. Os relatos aqui apresentados recuperam fontes de interesse histórico – missivas artigos de imprensa obras dos próprios – e são abundantes em descrições e pormenores.
Não há duas histórias iguais e todas são surpreendentes. Surpreendentes sobretudo pela forma como revelam os instintos humanos mais básicos, o que poderá mesmo constituir objecto de estudo antropológico, mormente a capacidade de adaptação a todas e quaisquer circunstâncias incluindo a prática do canibalismo entre sobreviventes do mesmo navio.