Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Edição Ambar de 2002
Tradução de Mercês de Quevedo
Emmanuel d’Astier (1900-1969) viveu quase todas as fases da última guerra. Em Junho de 40 era oficial da Marinha; uma ordem obrigou-o a regressar à sua base naval de Saint-Nazaire e, depois de uma defesa insignificante, partir por sua vez com cinco homens e terminar a guerra na ociosidade apática de Port-Vendres.
No limiar desta mesma guerra, d’Astier “respirou o momento”. Na verdade, foi dez meses depois que a sua vida foi forçada pelos acontecimentos. A sua relação com os homens, até então indiferente, estava verdadeiramente estabelecida. A Resistência criou este contacto, ao mesmo tempo que ele próprio foi um dos primeiros a criar a resistência.
A Resistência em França, Londres, América, Argel, a Libertação, d’Astier viu tudo, praticou tudo, sempre num posto de comando; sempre empenhado, com tanta seriedade no acto como aguda indiferença no julgamento, as suas responsabilidades e os seus riscos.
Não importa se, no final, a amargura vence. É apenas um amargor sazonal, uma cinza passageira. O sétimo dia é sempre o mais decepcionante; mas o oitavo dia abre-se ao futuro: o tempo já não é de medir, mas de empreender, lembrando que o progresso continua na curta semana.