Sonata de Outono

Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.

Sonata de Outono
Autor(a)
Ramon Valle-Inclán
Editora
Vega
Género Literário
Romance
Sinopse

Sonata de Outono é a primeira de quatro novelas inter-relacionadas compostas por Ramón del Valle-Inclán. Ilustra a propensão modernista para tentar apagar as fronteiras entre a literatura e outras artes. Sonata de Outono passa-se no outono da vida do personagem e no outono do ano. Cenário, humor, imagens e a dama do momento também são outonais, melancólicos, contemplativos e marcados pela morte que se aproxima. Assim, há uma ênfase na queda de folhas, flores murchas, ervas secas, céu escurecendo, frio no ar e numerosos presságios de fatalidade.

Uma das grandes influências da Sonata de Outono é o decadentismo, notável não apenas no requintado refinamento do estilo, na ênfase no artificial (a atmosfera museológica do palácio e nos jardins) e anormal (o narrador-protagonista é degenerado a ponto de se aproximar do patológico), mas também na crença decadente na beleza superior das coisas mortas ou moribundas. O conteúdo narrativo está subordinado à criação de um todo artístico por meio de técnicas impressionistas e prosa musical e sensual para evocar uma resposta forte não tanto intelectual quanto emocional ou sensual.

A criação mais característica do período inicial de Valle-Inclán (1895 a 1905) é o seu narrador-protagonista, o Marquês de Bradomín, um inveterado Don Juan, um carlista (monarquista conservador) e católico, cuja religião serve com mais frequência para aumentar o seu prazer perverso ao reflectir que o pecado mortal cometido pode resultar na sua (ou dela) condenação eterna. O marquês galego, o herói decadente por excelência, incorpora aspectos do dandy de Baudelaire e do Super-homem de Nietzsche enquanto é vagamente satânico. Na medida em que se assemelha a modelos literários, Bradomín é metaliterário e intertextual; alguns, no entanto, identificaram-no como um alter ego de Valle-Inclán, apontando para o braço esquerdo amputado do autor e Bradomín sofrendo uma mutilação semelhante na sonata final. No entanto, certas passagens deixam poucas dúvidas quanto ao distanciamento irónico de Valle-Inclán do personagem, as suas paródias dissimuladas de modelos literários e atitude burlesca.

Idioma
Português
Preço
6.00€
Portes Incluídos
Possibilidade de entrega em mãos: Porto (Trindade/Cedofeita)
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

joaorebelo

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Transferência bancária, MBWAY

Outros meios de contacto: