Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Cadernos de economia
Preço de Capa 7,5 €
Número 138 • Janeiro/Março 2022 • Trimestral • Ano XXXV • 74 páginas • 205x290mm • ISSN 0874-4068
Para além da conjuntura
De repente, a guerra!
Estava esta edição dos Cadernos, dedicada às transformações/inovação da economia portuguesa, em fase adiantada de execução, quando – para surpresa de muitos (e outros nem tanto assim…) – eclodiu o confito na Ucrânia.
O mundo estremeceu. Esta querra é mais do que “local”, receia-se a globalização da luta armada.
No terreno a situação é trágica, a violência das imagens que nos chegam destroçam os mais insensíveis. As tentativas de negociações sérias fracassam, a esperança num cessar-fogo fenece, a guerra prossegue.
Entretanto, os efeitos – directos e colaterais – do conflito atingem rapidamente o mundo inteiro, não há nação que escape.
Os custos das matérias-primas, que já antes tinham registado forte subida, dão um salto galopante. A energia consolida e amplia a sua força estratégica, os silos das regiões dos combates albergam produtos agora ainda mais preciosos.
A situação é muito sentida em Portugal – país importador de bens essenciais daquela zona, particularmente cereais. A escassez faz-se sentir, os preços sobem, o prolongar da guerra faz temer consequências, não só económicas, mas também sociais – até porque há agentes económicos a falarem abertamente na hipótese de racionamento de alimentos. Especulação? Nada é de excluir.
Neste momento, a questão humanitária sobrepõe-se a todos as outras. A paz eo auxílio aos deslocados devem ser as prioridades.
Mas, porque existe amanhã, temos de superar a conjuntura, preparar o futuro – assente nas transformaçöes estruturais, na inovação.
Assim, as questões tratadas ao longo das páginas deste número ganham a maior acuidade.