Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Em 2019, Albert Bourla - emigrante grego, filho de judeus sobreviventes do Holocausto - tornou-se CEO da Pfizer, um dos maiores grupos farmacêuticos do mundo. Ainda não estava há um ano no cargo quando deflagrou na China a pandemia do século.
Em poucas semanas teve de tomar uma série de decisões radicais - que envolveram muitos milhões de dólares e consequências à escala global. Nove meses depois, a primeira vacina mRNA contra o vírus era aprovada. Como Fazer o Impossível é o impressionante relato, na primeira pessoa, dos bastidores desta corrida.
É também um manual de gestão, que mostra como fazer em meses o trabalho de uma década. Numa escrita movida pela urgência, o CEO da Pfizer convida-nos a entrar na sua casa, onde nos juntamos aos jantares com a família, às conversas com o filho e até às pausas para ver séries; assistimos às reuniões com a equipa; testemunhamos como fez colaborações a uma escala global.
Seguimos toda a história, dos primeiros testes ao pesadelo logístico do envio da vacina (congelada, recorde-se) e à definição de um preço que o mundo pudesse pagar. Vemos como o CEO se emocionou e chorou e como, em todo o processo, ele e os seus milhares de funcionários se guiaram pelos princípios que o próprio fizera questão de implementar: Coragem, Excelência, Equidade e… Alegria.