Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Os Meus Sete Filhos (I miei sette figli), escrito por Renato Nicolai com base no relato autobiográfico de Alcide Cervi, é uma das obras mais emblemáticas da literatura da Resistência italiana. O livro oferece uma memória comovente e histórica sobre o sacrifício e a luta antifascista na Itália profunda durante a Segunda Guerra Mundial.
O livro narra a história real dos sete irmãos Cervi — Gelindo, Antenore, Aldo, Ferdinando, Agostino, Ovidio e Ettore — contada na primeira pessoa pelo seu pai, o velho camponês Alcide Cervi. Habitantes de uma zona rural na província de Reggio Emilia, a família Cervi personificava o amor ao trabalho na terra, à inovação agrícola, à cultura e à justiça social.
Com a ascensão do regime fascista de Benito Mussolini e a posterior ocupação nazi na Itália, a pacífica vida desta família muda por completo. Recusando submeter-se à opressão, os sete irmãos abandonam o arado e transformam a sua quinta num ponto crucial de apoio logístico, abrigo para prisioneiros aliados e centro de guerrilha activa para os partigiani (membros da Resistência).
Após uma forte resistência armada na própria casa da família, os irmãos são capturados pelas forças fascistas no final de Novembro de 1943. Pouco depois, no dia 28 de Dezembro de 1943, todos os sete irmãos são fuzilados em simultâneo pelos fascistas no polígono de tiro de Reggio Emilia.
O pai, Alcide Cervi, que também se encontrava preso no mesmo local, sobrevive à tragédia sem saber de imediato do fuzilamento dos filhos. Ao regressar à sua terra devastada e ao deparar-se com a perda brutal de toda uma geração de homens da casa, o velho camponês — agora rodeado pelas quatro viúvas e por onze netos pequenos — recusa ceder ao desespero. Em vez de se fechar numa dor estéril ou focar a obra no rancor, o depoimento de Alcide — estruturado habilmente pelo jornalista Renato Nicolai — é de uma dignidade extraordinária. O leitor não encontra uma lamúria de auto-piedade, mas sim o retrato orgulhoso de uma geração que se sacrificou pela liberdade.
É uma leitura obrigatória e intemporal. Mais do que um livro sobre a guerra, "Os Meus 7 Filhos" é um manifesto sobre a dignidade do trabalho, o amor à liberdade e a herança ética que os pais deixam aos filhos — e que os filhos, por vezes, pagam com a própria vida.
Prefácio de Mario Alighiero Manacorda
Livro em muito bom estado
Portes grátis para Portugal*
Consulte o meu perfil para ver outros títulos