Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
"Psicanálise e Política", editado em conjunto com o ensaio "O Fim da Utopia") reúne textos e conferências do filósofo e sociólogo da Escola de Frankfurt, Herbert Marcuse.
Marcuse retoma Sigmund Freud — especialmente conceitos como a repressão dos instintos e o princípio de realidade — para argumentar que a repressão imposta pela civilização não é apenas biológica ou necessária, mas historicamente determinada e ampliada pelo capitalismo.
Defende que, devido ao avanço tecnológico e material do mundo contemporâneo, a escassez já pode ser superada. Portanto, a ideia de uma sociedade livre de exploração e de repressão excessiva (uma "utopia") deixou de ser um sonho irrealizável para se tornar uma possibilidade histórica concreta.
Para Marcuse, a mudança social profunda (revolução) exige não apenas a alteração das estruturas económicas (como previa o marxismo tradicional), mas uma transformação das pulsões e da subjetividade dos indivíduos. A libertação passa por resgatar a imaginação, o Eros (pulsão de vida) e a sensibilidade contra a frieza técnica e repressora do sistema.
Livro brochado em razoável estado. Miolo impecável
Portes Grátis para Portugal*
Consulte o meu perfil para ver outros títulos