A Aldeia das Almas Desaparecidas (Parte 1) A Floresta do Avesso

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

A Aldeia das Almas Desaparecidas (Parte 1) A Floresta do Avesso
Autor(a)
Richard Zimler
Editora
Porto Editora
Género Literário
Romance
Sinopse

Corre o ano de 1671 e Isaaque Zarco, um rapaz de nove anos, leva uma existência tranquila na pacata aldeia de Castelo Rodrigo. No entanto, nem mesmo esse recanto perdido no Norte de Portugal escapa à sombra de uma força nefasta poderosíssima, que alastra, insidiosa, no peito de uma população até então pacífica. E, em pouco tempo, com o desaparecimento misterioso de uma família amiga e o assassinato de um vizinho, os pilares que haviam sustentado o mundo de Isaaque começam a ruir, pondo em risco a sua própria vida. A avó Flor, velha parteira e curandeira castelhana, revela-lhe então o que ninguém se atrevera a dizer: que ele e a sua família são afinal judeus secretos – e, por conseguinte, sujeitos a denúncias e aprisionamentos.
Retomando a família Zarco, num romance comovente e arrebatador, dividido em dois volumes, Richard Zimler explora os efeitos devastadores da intolerância religiosa na aldeia de Castelo Rodrigo e povoações adjacentes. Recorrendo a nomes reais, datas de prisão e outros detalhes sobre os aldeãos que foram levados pela Inquisição, apresenta ao leitor um trabalho de pesquisa exaustivo que faz desta obra um romance magistral e um testemunho inigualável.
 

CRÍTICAS DE IMPRENSA

Para além de uma narrativa bem arquitetada, que vai prendendo o leitor com episódios, uns mais laterais do que outros, que não são desvelados de imediato, impressiona a capacidade de Richard Zimler de retratar ambientes históricos, tornando-os vívidos através de descrições de sons e de cheiros. José Riço Direitinho, Público

As almas desaparecidas deste livro não são apenas as vítimas do Santo Ofício em Castelo Rodrigo. São as invisibilidades que atravessam esta narrativa. Desaparecimentos de ontem que são tantas vezes escondidos hoje. O abandono familiar que não se partilha. A violência doméstica testemunhada que não se conta. A orientação sexual que se esconde. O abuso que se sofre sozinho. A deficiência que se enjeita. A religião que não se pratica abertamente. No século XIII e hoje. João Costa, Ministro da Educação

Este livro marca um regresso à família Zarco, que projetou o autor na literatura e que nos posiciona nos dramas de sempre, porque inerentes à condição humana. […] Um livro que vira o leitor do avesso […] não imagino melhor elogio. Sandra Sousa, RTP

O ambiente narrativo criado por Zimler é de tal forma mágico que por vezes se lê este romance histórico como se fosse uma saga de fantasia. […] Com recurso a nomes reais, datas de prisão e outros de¬talhes sobre os aldeãos levados pela Inquisição, Zimler apresenta um trabalho exaustivo de pesquisa que torna este romance uma obra magistral e um testemunho inigualável.

Paulo Serra, Cultura Sul

Este romance é um contributo para combater a intolerância religiosa… Passa-se no século XII mas, infelizmente, muitas destas questões voltaram a estar na ordem do dia. Ana Daniela Soares, Todas as Palavras (RTP)

[O narrador] Isaaque é uma personagem fabulosa. E o Samuel e a avó Flor… são duas personagens pelas quais acho inevitável todos os leitores se apaixonarem. José Mário Silva

 

OPINIÃO DOS LEITORES

*****

História profunda e viciante

Carla Gonçalves

Este livro agarra o leitor desde a primeira página!! Zimler tem um cuidado na estruturação das personagens o que nos leva a ficar apaixonados com o Isaaque mas também pela avó Flor, Samuel. Também eu fui transportada para a década de 1600, vivi em Castelo Rodrigo, no Porto e Salamanca. Fiquei a conhecer o vestuário, os hábitos daqueles tempos, a dureza da vida, as doenças e a perseguição desenfreada a tantos inocentes. A boa notícia: quando ficamos aflitos por chegar ao fim deste livro Zimler oferece-nos a Parte II!

*****

Simplesmente maravilhoso

Maria Helena Neto

Para quem tem acompanhado as personagens da família Zarco ao longo dos romances de Zimler, esta é uma história que não pode deixar de ler! Richard Zimler tem o poder de nos transportar para outra época num abrir de fechar de olhos e as vidas das suas personagens são sempre muito intensas, sem que haja necessidade de muita "ação". A história flui e rapidamente chegamos ao fim com o desejo de ler o próximo livro assim que possível!

*****

Muito bom

Ana Nabais

Confesso que não é dos meus escritores favoritos, mas este livro tocou-me de forma magistral. Uma leitura fácil e emocionante que me fez agarrar e não largar até ao final!!!!

*****

Opinião literária.

Isabel Reis

Ao longo da leitura, o texto foi-me despertando várias emoções em relação a todos os personagens, mas, sobretudo o Isaaque, o seu florescer, a sua descoberta e percepção sobre os aspectos da vida e os seus sentimentos sobre as suas vivências. O autor conta a história de uma forma fascinante, dança com as palavras, conversa connosco, e, a mim toca-me na alma. Relata tudo de uma forma tão real, desde sensações, gestos e emoções. A capa por si só, é uma lindíssima obra de arte, por tudo isto, e pela mensagem que transmite, recomendo vivamente. Mal posso esperar pelo livro dois.

*****

Triste

Teresa Menezes

Triste cenário de uma época terrível. A condição de cristão novo/judeu e as perplexidades de uma criança. Da aldeia para o mundo, quebrando e conservando raízes. Um mundo estranho é fascinante. Um livro triste mas, bem escrito!

*****

Já tinha saudades

Sandra

Já tinha saudades da família Zarco e das suas agruras no tempo da Inquisição em Portugal e Espanha. Desta vez estamos no século XVII, entre Castelo Rodrigo, o Porto e Castela, quando os cristãos-novos portugueses foram obrigados a viver uma vida dupla.

Idioma
Português
Preço
13.00€
Estado do livro
Como Novo (Com marcador e Autografado pelo autor)
Portes Incluídos
Possibilidade de entrega em mãos: Caldas da Rainha
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

jpproenca

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Pagamentos aceites: MB e MB Way

Outros meios de contacto: