Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
«Sempre soube que venho dali, daqueles pais, daquelas raízes, de histórias passadas que me foram só narradas, das casas onde habitei, e que ainda existem dentro de mim, e até de outras que não conheci, mas me foram descritas e contadas. Venho dali, do lugar da Memória transmitida, onde nunca se morre, porque através dela, somos Um só »
Esta é a história de uma família portuguesa, como tantas outras, que se mistura entre o norte e o sul do país, e que vai evoluindo através da luta diária pela sobrevivência, das alegrias e das tristezas, das transformações da sociedade.
Gerações que enfrentaram tempos duros guerras mundiais, epidemias a da pneumónica ceifou inúmeras vidas a queda da monarquia mas também o fim do sonho da república, a ditadura, uma guerra colonial. Assistiram ao aparecimento da televisão, testemunharam a ida do homem à Lua, viveram o 25 de Abril, viram o mundo abrir se para novas tecnologias.
Os que nos passam perto, anónimos ou desconhecidos, são imprescindíveis na construção da vida das famílias, e daquilo que somos, nos jeitos que repetem gerações.
Uma passagem de testemunho às gerações mais novas, na primeira pessoa, para que não esqueçam as suas raízes e os valores transmitidos de geração em geração, até porque, como diz a autora, «a memória é a alavanca do futuro».