Prisioneiros Portugueses da Primeira Guerra Mundial

Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.

Prisioneiros Portugueses da Primeira Guerra Mundial
Autor(a)
Maria José Oliveira
Editora
Saída de Emergência
Género Literário
Autores Portugueses
Histórico
Sinopse

COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DA ENTRADA DE PORTUGAL NA FRENTE EUROPEIA DA I GUERRA MUNDIAL.
Foi a decisão política mais relevante da I República, realizada sem consulta popular ou qualquer explicação ao país. As consequências foram trágicas: para a população, para os combatentes e para o próprio regime, que começou a definhar com a entrada de Portugal na Grande Guerra. Entre 1917 e 1918, mais de 50 mil homens partiram para as trincheiras da Frente Ocidental. A maioria nunca saíra das suas aldeias e vilas.

Morreram milhares; outros tantos foram feitos prisioneiros e enclausurados em campos de internamento e de trabalhos forçados na Alemanha, França, Bélgica e Polónia. Morreram 260 expedicionários portugueses nesses cativeiros - o número resulta de uma nova contagem feita a partir do cruzamento de fundos documentais, publicando-se aqui a lista dos mortos, juntamente com informações biográficas e militares. Na historiografia nacional e internacional sobre a Primeira Guerra Mundial, a história dos prisioneiros de guerra continua a ocupar um lugar ensombrado.

A publicação de documentação inédita, entre a qual correspondência censurada, e a evocação dos dias de cárcere destes homens procuram dissipar essa sombra, atribuindo-lhes a justiça possível: a memória.

Idioma
Português
Preço
5.00€
Estado do livro
Novo
Portes Incluídos
Possibilidade de entrega em mãos: Algarve
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

jteixeira14

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Mbway, Transferência bancária