OS MAIAS ; O PRIMO BASÍLIO

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

OS MAIAS ; O PRIMO BASÍLIO
Autor(a)
Eça de Queirós
Editora
Porto Editora
Género Literário
Autores Portugueses
Romance
Sinopse

Os Maias encerra uma crónica de costumes, retractando, com rigor fotográfico e muito humor, a sociedade lisboeta da segunda metade do século XIX.
Trata-se da obra-prima de Eça de Queirós, publicada em 1888, e uma das mais importantes de toda a literatura portuguesa.
Vale principalmente pela linguagem em que está escrita e pela fina ironia com que o autor define os caracteres e apresenta as situações. É um romance realista (e naturalista), onde não faltam o fatalismo, a análise social, as peripécias e a catástrofe próprios do enredo passional.
A obra ocupa-se da história de uma família (Maia) ao longo de três gerações, centrando-se depois na última geração e dando relevo aos amores incestuosos de Carlos da Maia e Maria Eduarda.
Mas a história é também um pretexto para o autor fazer uma crítica à situação decadente do país (a nível político e cultural) e à alta burguesia lisboeta oitocentista, por onde perpassa um humor (ora fino, ora satírico) que configura a derrota e o desengano de todas as personagens.

 

Escrito em Inglaterra, O Primo Basílio, publicado em 1878, é um romance de costumes da média burguesia lisboeta e uma sátira moralizadora ao romanesco da sociedade da época.
Luísa é uma vítima das suas leituras negativas e da baixeza moral do primo, quando a ausência do marido a deixou entregue ao seu vazio interior. É uma vítima do ócio.
Eça sugere artisticamente os traços psicológicos das várias figuras da obra com os seus dramas, que de forma alguma enfraquecem o clima trágico, denso, do drama da heroína.

Idioma
Português
Preço
13.00€
Estado do livro
Como novos, livros de uma única leitura.
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

kikamts

Tempo de resposta: 12-24 horas

Métodos de pagamento: Transferência Bancária, Mbway